terça-feira, 6 de setembro de 2011

Símbolos Reiki de Usui





Símbolos Reiki de Usui

Por William Lee Rand



É sempre importante saber de onde vêm as idéias das pessoas. Existem tantos Mestres novos que estão bem distantes em sua linhagem da Srª Takata, e tem havido tantas mudanças e acréscimos ao Reiki, com diversas "ramificações" novas sendo acrescentadas a ele que é evidente que, em alguns casos, as informações que estão sendo transmitidas se tornaram confusas. Este texto vem do treinamento  recebido de quatro Mestres em Reiki de diversas linhagens e bases, que receberam seus conhecimentos diretamente da Sra. Takata e mais a minha pesquisa contínua no Reiki, incluindo a troca de símbolos, as harmonizações e as importantes informações sobre o Reiki.

Os símbolos do Reiki são sagrados e devem ser mantidos em segredo. Eles são revelados apenas àqueles que estão prestes a serem iniciados no 2º ou 3º nível do Reiki. Entretanto, é possível discutir a natureza deles, como eles agem e sua história enquanto continuamos a honrar essa confiança.

Os símbolos Reiki são uma parte importante e muito interessante da prática do Reiki. Eles permitem que a pessoa concentre a energia do Reiki para finalidades específicas. Há um total de quatro símbolos no sistema de Usui do Reiki. Três são dados no Reiki II e um é dado no Reiki III. Existem outros símbolos que as pessoas estão usando e enquanto tiverem valor, eles não farão parte do sistema de Usui.

Os símbolos Reiki de Usui não são tão misteriosos como podem parecer. Eles foram, na verdade, criados a partir do kanji japonês o que significa que eles são simplesmente palavras da língua japonesa. Seus nomes podem ser encontrados em um dicionário japonês/português. Os dois primeiros símbolos variam um pouco disso. Enquanto os nomes dos símbolos do Poder e Mental/Emocional são japoneses, os símbolos em si podem ser xamânicos ou uma combinação de sânscrito e kanji japonês. É uma prática dos budistas japoneses às vezes combinarem o sânscrito antigo com o kanji japonês nas suas escrituras e símbolos sagrados, portanto, a maneira como esses dois primeiros símbolos são desenhados pode ter sido influenciada por esta prática. Os símbolos da distância e do Mestre são completamente kanji japonês, tanto no nome quanto no modo como eles são desenhados e todos os caracteres podem ser encontrados no dicionário japonês/português.

É interessante observar que o nome do símbolo Mestre de Usui pode ser encontrado na "Enciclopédia da Filosofia e Religião Oriental" e é traduzido como "casa do tesouro da intensa luz resplandecente". Diz-se que é "uma expressão Zen para a própria natureza verdadeira de uma pessoa ou uma natureza de Buda da qual a pessoa fica ciente na experiência de iluminação ou satori". Esta é uma definição bem profunda. Talvez, ele seja chamado de símbolo Mestre porque ele nos dá um contato direto com o Mestre dentro do qual se encontra a verdadeira fonte do Reiki. Além disso, já que o símbolo Mestre de Usui é um símbolo poderoso do zen budismo, pode-se imaginar quanta ajuda o Dr. Usui recebeu dos zen budistas ou de outros grupos religiosos japoneses quando ele redescobriu o Reiki.

As informações acima indicam que os símbolos Reiki de Usui não são exclusivos para o Reiki de Usui. Eles já existiam antes do Dr. Usui os utilizar. Além disso, devido ao fato deles serem japoneses, não é provável que ele os tenha descoberto em um sutra sânscrito como alguns pensavam. É muito mais provável que o Dr. Usui tenha recebido os símbolos durante a sua experiência mística no Monte Kurama (situado ao norte de Kyoto) ou que ele tivesse um conhecimento prévio sobre eles a partir dos zen budistas ou de outros grupos religiosos com os quais ele estudou. Já que os símbolos são japoneses e sabemos que o símbolo Mestre é oriundo do zen budismo, talvez, o sutra no qual ele descobriu a fórmula para a cura tenha sido o zen budista em vez de um sutra sânscrito. (Muito embora exista um sutra sânscrito que contém uma fórmula de cura.) Além disso, o símbolo Mestre de Usui também aparece como parte do símbolo no Goshintai, que é um manuscrito sagrado do Johrei. Todas essas são idéias interessantes para se refletir. A pesquisa sobre a origem dos símbolos Reiki ainda continua, portanto, é provável que essa informação irá continuar a se desenvolver.

Os símbolos Reiki são transcendentais em seu funcionamento. Enquanto que a maioria dos símbolos tem um efeito na mente subconsciente do usuário, provocando uma alteração no estado interior da pessoa, os símbolos Reiki acessam a fonte do Reiki diretamente e informam uma mudança em como a energia Reiki funciona, independente do estado interior da pessoa. Enquanto alguns ensinam que os símbolos só podem ser ativados de maneiras específicas, a verdade é que eles podem ser ativados de diversas maneiras. Eles podem ser ativados desenhando-os na mão, visualizando-os ou dizendo o nome em voz alta ou para você mesmo. A intenção é o componente principal na ativação e é possível com conhecimento de como ativá-los pretendendo usá-los. Além disso, outros têm sido capazes de simplesmente se elevarem interiormente e pensarem na energia do símbolo que eles desejam usar e obter acesso a ele dessa maneira sem usar o símbolo.

O poder e a eficácia dos símbolos vêm da sintonização Reiki que é dada durante a aula de Reiki. Antes da sintonização, os símbolos são mostrados ao aluno e a este é dado algum tempo para memorizá-los. Durante a sintonização, as energias de cada símbolo descem e entram na mente/corpo do aluno, ligando-se ao símbolo apropriado na mente do aluno. Posteriormente, sempre que o aluno usar o símbolo, as mesmas energias que estavam ligadas a ele durante a sintonização são ativadas e começam a fluir.

Essa ligação ou ativação dos símbolos Reiki durante o processo de sintonização utiliza o mecanismo de estímulo/resposta que é uma parte dinâmica da mente humana. Esse processo foi demonstrado pelo psicólogo Pavlov nas suas famosas experiências com cachorros. Tocando um sino sempre que um cachorro estava comendo, ele estabeleceu uma relação de estímulo/resposta na mente do cachorro. Após fazer isso inúmeras vezes, sempre que Pavlov tocava o sino, mesmo quando o cachorro não estava comendo e não havia comida por perto, o cachorro começava a salivar. Durante a sintonização Reiki, a energia da sintonização faz com que o símbolo Reiki se torne um estímulo e a energia específica que o símbolo representa que está presente durante a sintonização se torna a resposta. Contudo, devido ao fato da sintonização ser orientada pelo Poder Superior e funcionar em um nível superior de consciência, o mecanismo de estímulo/resposta não requer a repetição normalmente necessária para estabelecer uma relação entre o estímulo e a resposta. Ele acontece imediatamente. Então, sempre que você pensar no símbolo ou usar qualquer outra maneira para ativá-lo, a energia que os símbolos representam começa a fluir.

Os símbolos Reiki têm sido tradicionalmente mantidos em sigilo. Enquanto que o segredo é um modo de honrar a sua santidade, existem também razões metafísicas para isso. Há poder no segredo e isso também é um modo de manter a conexão sagrada com os símbolos. Já que os símbolos não possuem nenhum poder real sem a sintonização, é melhor que eles sejam mantidos em segredo até a aula. Além disso, se um símbolo Reiki for mostrado a uma pessoa sem o benefício da sintonização que dá poder a ele, ela pode acreditar erroneamente que possui o Reiki e não se incomodar em assistir a aula, desse modo, perdendo a experiência real do Reiki e perdendo o benefício do seu poder de cura. Embora seja verdade que os símbolos tenham sido impressos em alguns livros, isso não influencia o valor que provem do fato de um indivíduo não mostrar os símbolos que ele recebeu do professor de Reiki para os outros. O valor da santidade permanecerá para qualquer um que continue a não mostrá-los para aqueles que não estão no nível de Reiki onde tais símbolos são ensinados.

Muitos notaram diferenças na maneira como os símbolos são desenhados quando comparados com os símbolos de outros Mestres Reiki. Existem várias razões para tais diferenças. Primeira, sabe-se que a Sra. Takata nem sempre desenhava os símbolos exatamente do mesmo modo para cada aluno que ela ensinava. Após sua passagem, houve uma reunião dos Mestres Reiki que ela iniciou. Na reunião, eles compararam seus símbolos. Os símbolos do Poder dos Mestres presentes eram basicamente os mesmos. Os símbolos Mental/Emocional dos Mestres tinham pequenas diferenças. No entanto, os símbolos da Distância eram bem diferentes - especialmente com os traços na parte inferior. Eles não compararam seus símbolos Mestres. Portanto, desde o princípio, existiam diferenças que aparentemente vieram da Sra. Takata. Talvez, ela os tenha desenhado deliberadamente de maneira diferente para fazer uma pequena distinção para cada aluno ou, talvez, em outros tempos, devido à idade ou por ter ensinado por mais de 30 anos, ela sem querer os tenha desenhado com pequenas diferenças. Além disso, existem maneiras diferentes de se desenhar às figuras kanji japonesas e, de fato, a Sra Takata tinha duas maneiras de desenhar os símbolos Mestres. Uma maneira era mais como um estilo harmonioso, chamada “letra corrida" que é como caligrafia com a diferença principal na parte inferior do símbolo.

Então, no começo já havia alterações nos símbolos de um aluno para outro. Junte a isso o fato de que os alunos não tinham permissão para fazer cópias dos símbolos e tinham que mantê-los apenas na mente. Quando chegava a hora de passá-los adiante, os professores tinham que desenhá-los de memória e já que poucas pessoas têm memória perfeita, algumas mudanças podiam acontecer. Esse processo foi continuando repetidamente, desse modo permitindo que ocorressem mais mudanças. O que é surpreendente é que, para a maioria dos alunos, os símbolos ainda se parecem muito com o original.

Daí, surge à questão sobre se existe uma maneira perfeita ou correta de se desenhar os símbolos. Partindo do exemplo acima, pode-se ver que mesmo aqueles que aprenderam com a Sra. Takata não desenhavam os símbolos exatamente do mesmo modo - portanto, não deve haver uma maneira perfeita de desenhá-los. Descobriu-se, também, que todos que receberam a sintonização para os símbolos possuem símbolos que funcionam. Portanto, o poder dos símbolos não vem do fato de desenhá-los perfeitamente. Ele vem da ligação que é feita entre o símbolo que o aluno recebe na aula e as energias da sintonização que entram no aluno durante a iniciação Reiki. A maneira correta de se desenhar os símbolos é a maneira como o seu Mestre Reiki os desenhou para você antes de você receber a sintonização. É a ligação entre o símbolo e a energia Reiki que ocorre durante a sintonização que dá poderes aos símbolos. (Com este princípio em mente, alguns Mestres escolheram deliberadamente fazer pequenas mudanças em algumas das linhas dos símbolos para diferenciar a sua determinada escola de Reiki.) Os símbolos que você recebeu do seu Mestre são os símbolos certos para você usar mesmo que eles sejam diferentes dos que os outros estão usando. Além disso, é possível receber versões adicionais dos símbolos de mestres diferentes e, contanto que a sintonização seja dada, ser capaz de usar diversos modos de desenhá-los.

Os símbolos Reiki são um modo belo e maravilhoso de se ligar ao Poder Superior. Sua utilização não requer que sejamos capazes de meditar ou tenhamos anos de prática espiritual. O poder e a eficácia vêm para nós pela graça, o que nos permite aceitar humildemente o valor que recebemos como um presente do Criador. Somos gratos aos esforços do Dr. Usui e a todos os outros que trabalharam carinhosamente para fazer com que este sistema de cura se tornasse acessível para nós.




Nenhum comentário:

Postar um comentário