terça-feira, 6 de setembro de 2011

Métodos de Canalização de Energia de Cura


MÉTODOS DE CANALIZAÇÃO DE ENERGIA DE CURA


Apesar de não fazerem parte do Sistema Reiki de Usui, estes três métodos de canalização, podem ser utilizados por todo agente de cura.

O Princípio do 1º Método


Neste primeiro método, usaremos o centro energético (chakra) que se encontra entre 35 a 60 cm acima da cabeça. Ainda que este centro esteja fora do corpo, ele está dentro da aura e representa parte considerável de você. Ele se assemelha a um sol brilhante. Quando você se concentra, mentalizando um sol brilhante numa distância entre 35 e 60 cm logo acima da cabeça, a atenção que é focalizada nesta área, emite clarões de consciência e energia para dentro desse chakra, intensificando-o e fazendo-o ampliar-se e luzir com mais força. Com este método, você aprenderá a canalizar a energia resultante desse centro energético. Em certo grau, ele está sempre em atividade, mas devido ao fato de a energia seguir o pensamento, ao dispensar-lhe atenção, você involuntariamente o alimenta, ao mesmo tempo em que o amplia ainda mais, tornando-o mais ativo.

Cada um dos três métodos de energia canalizada produz um tipo específico de energia. Todos eles curam, todos são poderosos, mas cada um possui características próprias e seus "pontos fortes". Caso apenas um desses métodos funcione melhor com você, sugiro que o use sempre. Mesmo tendo facilidade com todos eles, muitas vezes um tipo de energia será mais apropriado que outro.

O 1º Método de Canalização utiliza uma energia que tem características de uma "chama luminosa" e contém atributos purificadores. Se eu quiser desintoxicar alguém ou alguma parte desse alguém, ou quiser "extirpar" uma célula cancerígena, esta é a energia que devo usar. Ela é também a mais difícil e a mais trabalhosa das três. Em compensação, ela atua melhor em quadros clínicos que inspiram cuidados como câncer, congestão e intoxicação.

Como é difícil dar combate à tensão muscular, recomenda-se, para estes casos, usar uma energia mais branda, que deve penetrá-la e agir mais facilmente sobre ela. As palavras-chave para este tipo de energia são "força" e "purificação".

As Cinco Etapas

1ª ETAPA: Assuma a posição adequada (sentado ou em pé), feche os olhos e se concentre. Ao sentir-se relaxado, imagine um sol brilhante a uma distância de 35 a 60 cm, diretamente acima de sua cabeça. Continue com os braços soltos, imaginando este sol sobre você, o brilho de seus raios derramando-se sobre você e atravessando a parte superior de sua cabeça, enchendo-a de luz. Procure sentir quão maravilhosa é essa luz radiante. Imagine-a como a energia pura, presente em todas as formas da Criação. Use todos os meios que lhe parecerem mais adequados.

Não passe para a 2ª etapa até que tenha sentido a carga desse sol ao seu redor, penetrando até o interior da sua cabeça. Tendo dificuldade para isso, imagine o Sol elevando-se um pouco mais. Aqui não há insistência, aqui não se força nada. Saiba também que, embora você esteja imaginando ativamente o sol, ele, neste momento, lá está. Sua mentalização apenas ajuda você a tornar-se consciente dele. E, uma vez adquirida esta consciência, a carga de luz que vem fazer parte de você dependerá de sua disponibilidade para ela, do quanto você renuncie em favor dela.

2ª ETAPA: Enquanto sua cabeça está repleta da luz deste sol brilhante, sinta-a percorrer o seu corpo, enchendo o tronco, os braços, as pernas e saindo de suas mãos, das pontas e das plantas dos pés. Agora é importante sentir a energia saindo realmente através das quatro extremidades do seu corpo, ou seja, mãos e pés. Ao experimentar a luz que percorre o seu corpo, mantenha a atenção sintonizada com a fonte de luz, aquele sol acima de sua cabeça. Sua luz e energia estão invadindo você, purificando seu corpo.

3ª ETAPA: Quando sentir a energia deste sol fluindo livremente através de seu corpo e além das suas extremidades, imagine que as pontas e plantas dos pés, que servem de saídas para a energia, se fecham, de modo que esta energia chegue aos seus pés, mas não se estenda além deles. Basta mentalizar e sentir isto, para que tudo aconteça. A energia sempre acompanha o pensamento.

4ª ETAPA: Depois de fechar as saídas nas pontas e nas plantas dos pés, estenda as mãos confortavelmente à sua frente, com as palmas voltadas entre si, separadas por uma distância de 15 cm. Ao estender as mãos assim, conservando sua consciência em sintonia com o sol acima de sua cabeça e imaginando sua energia passando sobre você através do seu corpo, você deverá sentir um formigamento entre e dentro de suas mãos.

Ao transportar a consciência para este sentimento (ao mesmo tempo em que a mantém em sintonia com o sol), a sensação se tornará mais forte. Ela pode ser tão forte a ponto de fazê-lo sentir a própria energia "afastando" as suas mãos uma da outra no momento em que você as relaxa um pouco. Permaneça assim por alguns minutos. Mova as mãos suavemente para frente e para trás, como se estivesse brincando com a energia, desenvolvendo melhor sua sensibilidade em relação a ela. Quanto mais seu corpo se envolver neste processo de canalização, mais a energia será acessível a você. Permita que a energia retorne o rumo imaginado. Pode ser útil a certeza de que não se está diante de um fracasso ou de uma agressão no processo. Permaneça em atitude confortável e descontraída. Caso o fluxo de energia não suba, recomece da 1a etapa.

5ª ETAPA: Ao sentir a energia plenamente estabelecida, abra os olhos e observe se você ainda pode manter a consciência responsável pelo fluxo de energia. Verifique se pode prolongar o fluir da energia enquanto volta os olhos para as coisas que estão no recinto.

FASE FINAL: Quando tiver facilidade para canalizar a energia de olhos abertos, será hora de parar.

O Princípio do 2º Método

Assim como no 1º método, escolha uma posição confortável. Assuma a posição adequada (sentado ou em pé), feche os olhos e se concentre.

As Quatro Etapas

1ª ETAPA: Ao sentir-se relaxado, imagine-se descalço em um campo de relva bem verde. Sinta, de fato, o verde à sua volta. Imagine que ao relaxar a planta do pé, você pode absorver para o seu corpo a energia verde da grama e da terra. Tudo o que você tem a fazer é relaxar, sentir a planta do pé se abrir para dar passagem à energia e imaginá-la filtrando-se, deixando o seu corpo repleto dela. Não tente "forçar" a energia a fluir, deixe-a percorrer todo o caminho até a sua cabeça e então, deixe-a subir ainda mais, até alcançar o centro energético acima da sua cabeça, empregado no 1º Método de Canalização. Agora você não está  utilizando uma fonte de energia, está apenas deixando a energia da Terra alcançá-lo, criando a sensação de que você assume a forma de uma grande coluna de luz verde que se levanta desde a base, que é o seu pé, até o centro energético acima de sua cabeça.

Concentrar-se na expressão "energia verde" ou "energia verde da terra" ajuda-o a manter a sensação desse fluxo. Sinta-se à vontade para repeti-la silenciosamente para si mesmo.

2ª ETAPA: Quando o seu corpo se sentir repleto da energia verde da terra, mantenha as mãos diante de seu corpo com as palmas voltadas uma para outra. Mantenha-se relaxado e com a consciência sintonizada com a fonte de energia. Em poucos minutos você sentirá a energia em suas mãos e entre elas. Esta sensação será diferente em relação ao 1º tipo de energia. Liberte-se das ansiedades e expectativas de como esta sensação deveria ser. Quando este método de canalização for utilizado, poderá haver alguma propensão de curvar-se na direção do solo (como se estivesse tentando se aproximar da terra, sua fonte de energia). Permaneça numa postura correta e relaxe as costas, mantendo-as descontraídas. Será mais fácil para a energia subir pelo seu corpo até o centro energético acima da sua cabeça.

3ª ETAPA: Quando sentir que o fluxo de energia já se estabeleceu plenamente, abra os olhos e descubra se pode manter a consciência responsável pelo fluxo de energia. Veja se pode mantê-la enquanto olha para os objetos do recinto.

4ª ETAPA: Quando sentir facilidade para canalizar energia com os olhos abertos, tente trabalhar com a energia branca da terra, em lugar da verde. Após familiarizar-se com a energia branca, substitua-a pela violeta, depois pela vermelha, pela azul e outras cores. Observe e reflita sobre as diferenças que ocorrem em você a cada nova cor, enquanto as canaliza.

O Princípio do 3o Método:
Trabalhando a Energia Amorosa do Coração

Assim como nos dois primeiros métodos, não se deve "forçar" nada. A energia da terra já existe. Você não precisa inventá-la.

Você sentirá a energia do coração nas suas mãos de modo mais delicado e suave do que os tipos de energia utilizados nos dois primeiros métodos. A energia que provém do coração é a mais branda e confortadora de todas.

As Três Etapas

1ª ETAPA: Feche os olhos, relaxe e se concentre. Escolha qualquer método que lhe ocorrer, objetivando desenvolver a energia do coração. Qualquer que seja a fonte que você utilizar para estar em sintonia com a energia do coração, permita a si mesmo experimentar tanto amor quanto puder. Preencha com este amor as lacunas que existem dentro de você. Durante a prática, não é indispensável se manter consciente de seus pés ou do centro energético acima de sua cabeça. Envolva-se simplesmente com os seus próprios sentimentos e eles o ajudarão a experimentá-los (memórias felizes) na área do coração.

2ª ETAPA: Quando estiver transbordando de alegria, com todo o amor que lhe é possível sentir percorrendo o seu coração, estenda os braços para frente e sinta a energia do amor em suas mãos. Ao sentir a energia nas mãos, concentre-se nesse sentimento e assim aumentará a sua força.

3ª ETAPA: Ao sentir a energia do coração fluir espontaneamente, abra os olhos, descubra se pode manter a consciência que conserva o fluxo de energia. Descubra se consegue mantê-la assim, enquanto olha para os objetos do recinto.

FASE FINAL: Quando tiver facilidade para canalizar de olhos abertos, será hora de parar.



As Cores

Cada cor contém propriedades características de cura. Ao trabalhar com determinada cor, visualize-a da forma mais nítida possível. As cores imprecisas enfraquecem a energia e não promovem a cura. Você pode utilizar o Segundo Método de Energia Canalizada de Cura para trabalhar com qualquer uma das cores. Basta imaginar que a terra está repleta da cor de que você necessita e senti-la através de seus pés. O Primeiro Método de Canalização serve para a maioria das cores, mas deve-se tomar cuidado com o uso do vermelho, que não se ajusta aos centros energéticos utilizados nesse método. Uma boa opção pode  ser  o laranja.

Significado das Cores na Aura e no Processo de Cura



Vermelho

É própria da energia e da força física. É uma cor revigorante, mas é preciso tomar cuidado com esta cor, pois devido à sua alta capacidade de produzir estímulos, pode causar inquietação. Por outro lado, pode ser útil no tratamento das deficiências do fígado.



Laranja

É a cor da felicidade emotiva. Casa bem com quem precisa de mais sorrisos e de bom humor na vida. É uma cor para os problemas da bexiga e para a parte da frente dos quadris.



Amarelo

É a cor do intelecto. É indicada quando o pensamento é confuso. É uma boa cor para os rins e pode ser usada como tônico para o sistema em geral.



Verde

É a cor básica para o processo de cura. Está ligada ao crescimento, à saúde, à segurança e à recuperação. Representa o caráter individual e o ego.



Cor-de-rosa

Simboliza o amor incondicional, pois combina em si a brancura do amor incondicional com o vermelho da emoção. O cor-de-rosa é como um alimento para a pessoa que precisa de muito amor ou para um coração que não sabe como dar seu amor. Canalize esta cor para o segundo chakra (pouco acima do púbis) e para o chakra o coração. Essa cor não é usada na recuperação do organismo.



Dourado

Está ligada ao que é permanente e o faz como nenhuma outra cor. Se alguém sofre uma fratura, esta pessoa passa a emitir raios de energia dourada capazes de recuperar os ossos fraturados a fim de dar início ao processo de cura para depois, numa segunda fase, começar a produzir energia de cor verde, que circundará o local afetado, contribuindo para a cura definitiva. O dourado é a cor da reestruturação.



Azul

É a cor da paz. Se alguém anda preocupado, atormentado, nervoso demais ou zangado, o azul restabelece a calma e a tranqüilidade. É também útil para problemas gástricos. O azul é sereno e apaziguante. Na maioria dos casos age como uma cor eficaz no processo de cura e é especialmente boa em casos que exigem repouso e convalescença. É uma cor que alivia, sendo apropriada para todas as situações que envolvem inflamação, mas em casos onde há febre, para que evitemos a ocorrência de calafrios, será melhor usar a cor verde ou branca.



Púrpura

É uma mistura do vermelho com o azul. Pessoas que se entregam à cólera, que é "energia negativa", encontram algum alívio nessa cor.



Violeta

Representa a transmutação espiritual, estimula a percepção psíquica. É mais usada na cura de perturbações do espírito e do desequilíbrio emocional em geral, do que na cura dos problemas do corpo.



Branco

Traz em si todas as cores, reunindo aquelas que promovem cura e por isso, pode ser utilizada no tratamento de qualquer caso. Representa pureza, sentimento de proteção e amor espiritual incondicional.






Nenhum comentário:

Postar um comentário