terça-feira, 6 de setembro de 2011

Os Chakras Etéricos


OS CHAKRAS ETÉRICOS

Cada um dos veículos seja etérico, astral ou mental contém sete centros de força principais, denominados chakras (rodas), nome proveniente do sânscrito, pois tanto no formato quanto no tipo de movimento, lembram uma roda em cujo centro giram estruturas em forma de pétalas. Desse modo, cada chakra assemelha-se a uma flor cujas pétalas estão em movimento constante e harmônico.

Os chakras etéricos, em número de sete, exercem uma forte influência sobre a saúde dos corpos físico e etérico, e possuem suas contrapartes nos níveis astral e mental. Através desses centros ou órgãos superfísicos as energias dos diferentes corpos são sincronizadas e distribuídas ao corpo físico. Eles são mais ou menos ativos no nível astral, no mental e (até certo ponto) nos níveis ainda mais elevados, nos quais desempenham diferentes papéis, sendo, contudo de fundamental importância no nível etérico, onde funcionam como instrumentos para a concentração de energia no corpo. Os chakras estão envolvidos nas constantes mudanças que ocorrem nos corpos físico, etérico, emocional e mental.

São ao mesmo tempo transmissores e transformadores de energia de corpo para corpo, uma vez que seu mecanismo sincroniza as energias emocionais, mentais e etéricas. Eles aumentam ou reduzem a energia, ou moderam ou aceleram sua atividade, de um corpo para outro, de modo que a energia mais rápida do corpo emocional possa afetar a energia mais lenta do etérico, e vice-versa.

Os chakras são como vórtices que giram e pulsam rápida e ritmicamente, e recolhem energia em seus núcleos num fluxo condensado, dispersando-a ao longo da periferia das suas pétalas sob a forma de espirais cada vez mais amplas. A torrente de energia oriunda do campo geral jorra sobre os chakras, produzindo um movimento giratório ou rodopiante em virtude do seu padrão de organização. Esse fluxo não afeta, contudo, sua estrutura geométrica básica, que permanece constante.

Os chakras são vórtices que concentram a energia dentro dos corpos sutis do mesmo modo como os remoinhos são formações que ocorrem dentro da água e com a água. Por conseguinte, qualquer alteração importante no campo de energia aparece imediatamente nos chakras, onde é facilmente observada.

No caso, por exemplo, de uma pessoa emocionalmente perturbada, essa energia atravessa os corpos etérico e o emocional, afetando órgãos como os rins. Inversamente, quando o corpo está estressado, uma parte do fluxo exterior que parte do etérico e passa pelos chakras afeta por sua vez o campo emocional.




Cores e Dinamismo

As cores, que variam de chakra para chakra, também reluzem de um modo que contribui para sua aparência de flor. Numa pessoa saudável, as formas dos chakras se encontram num belo equilíbrio simétrico e orgânico, em que todas as partes fluem em uníssono, num padrão rítmico. Seu movimento tem na verdade um caráter harmônico e musical, com ritmos que variam de acordo com as diferenças individuais de constituição e temperamento.

Os chakras etéricos, que se situam na superfície do corpo etérico, variam em grande escala quanto à tonalidade, luminosidade, tamanho, rapidez de movimento, ritmo e textura, alguns sendo mais delicados e outros mais grosseiros, dependendo da idiossincrasia e do estado de saúde do indivíduo. Por esse motivo, o processo da doença é bastante visível nos chakras, uma vez que não apenas rompe seu movimento harmônico como também altera a textura dos seus componentes.

Também revelam a qualidade de consciência da pessoa, bem como o grau do seu desenvolvimento pessoal e suas habilidades, através das variações nos centros etéricos e das suas ligações com os chakras dos outros níveis.

Num indivíduo simples e relativamente subdesenvolvido, os chakras serão pequenos, lentos, de coloração baça e de textura grosseira. Já numa pessoa mais inteligente, receptiva e sensível, eles serão mais brilhantes, de textura mais fina, e seus movimentos mais rápidos; finalmente, num indivíduo desperto que usa totalmente seus poderes, eles se tornarão fulgurantes remoinhos de luz e cor.

Os principais chakras do corpo etérico estão alinhados ao longo de um eixo vertical, com os cinco chakras inferiores paralelos à medula espinhal, estendendo-se da base da coluna vertebral ao crânio, e os outros dois, um situado entre as sobrancelhas e o outro no alto da cabeça. Este último, o Chakra Coronário, é em geral maior do que os outros, sendo a sede dominante da consciência.

Os chakras variam de tamanho e brilho, que indicam talentos e habilidades especiais. O centro laríngeo e frontal de um cantor talentoso, por exemplo, é bem maior do que o normal, além de mais brilhante e mais luminoso, girando ainda com maior rapidez.

Cada um dos centros possui ligações especiais com determinados órgãos do corpo, bem como com certos estados de consciência.




O CHAKRA DA BASE DA COLUNA VERTEBRAL
MULADHARA

É o chakra da origem, também chamado de chakra da sobrevivência. Está localizado na base da espinha. Possui quatro pétalas de um límpido vermelho-alaranjado e é considerado a fonte ou a moradia do fogo kundalini, que está enroscado, adormecido, no ser humano comum. Os dois canais de energia, ida e pingala, que se erguem a cada lado do canal raquidiano principal, denominado sushumna, têm origem nesse centro. Esse chakra governa nosso senso de corporeidade e nossos instintos de sobrevivência. Portanto, os medos da sobrevivência surgem aqui. Influi sobre as glândulas supra-renais, os rins e a bexiga, que também podem ser afetados pelo medo. Ele corresponde ao aspecto do Eu chamado "vontade", que representa a intencionalidade fundamental do Eu. Na pessoa desenvolvida, essa energia, denominada kundalini, ascende, e é transmutada, sendo depois ligada ao Chakra Coronário.
Cor predominante: tons de vermelho.



O CHAKRA DO SACRO OU UMBILICAL
SVADHISTHANA

Situado na região do sacro, este chakra possui seis pétalas de cor predominantemente vermelha (branca no Tantrismo Tibetano), e rege a sexualidade. Ainda que seja chamado de chakra do sexo, ele está diretamente associado ao relacionamento íntimo e afetivo entre as pessoas e interfere muito em nosso comportamento, objetivando promover  o nosso bem-estar. O amor emocional tem suas raízes aqui. Ele está localizado na região logo acima do osso púbico. Se a pessoa sentir-se despertada sexualmente, uma boa quantidade de energia se dirige até esse chakra e se irradia nele. Se houver bloqueios, eles podem eventualmente afetar órgãos sexuais e quase toda a área dos quadris. Associadas às suas pétalas existem seis writ ou estados de consciência: a credulidade, a desconfiança, o desprezo, a ilusão, o falso conhecimento e a desumanidade. Apesar de suas funções importantes, não é um centro principal, que afete os demais corpos no mesmo sentido que os outros seis.
Cores predominantes: tons de laranja e de vermelho.



O CHAKRA ESPLÊNICO OU DO BAÇO

Este é o chakra abdominal. Localizado no plexo solar, possui seis pétalas ou seções que revelam todo um espectro de cores, com predominância do amarelo e do vermelho rosado. Em geral tem uma aparência brilhante e reluzente e situa-se à esquerda do abdômen, logo abaixo da décima costela, e está ligado ao baço. Em algumas tradições é considerado como um dos sete principais centros; em outras, é tido como subsidiário. Mas, segundo observações clarividentes, apesar de desempenhar um papel bastante importante no sistema de chakras, o chakra esplênico não está incluído entre os principais, apesar de ser o principal transmissor de prana ou energia vital para o corpo físico. Sua função mais importante repousa em sua habilidade de absorver a vitalidade do campo energético, modificá-la, e depois distribuí-la aos outros centros.
Cores predominantes: tons de verde (vontade pessoal) e tons de amarelo (intelecto).



O CHAKRA DO PLEXO SOLAR
MANIPURA

Este é o chakra abdominal, localizado no plexo solar, na região acima do umbigo. Possui dez pétalas, e em condições normais é multicolorido, com predominância do vermelho e do verde. Está situado no ponto em que a energia astral penetra no campo etérico. É o centro do nosso intelecto e da nossa vontade pessoal, de forma que a estafa mental e todas as emoções e complicações que surgem em torno da "nossa vontade, nossos objetivos e nossos domínios" serão encontradas aqui: frustrações, cólera, rivalidade, autodefesa, preocupação, depressão e até ódio. Flutuações no ritmo, hiperatividade, e distúrbios nos padrões de cor desse centro revelam uma pessoa que se identifica extremamente com as emoções e que encontra dificuldade para controlar os sentimentos. Estes padrões de energia negativa podem afetar o estômago, o fígado, a supra-renal e o baço, pois todos estes órgãos trabalham próximos a este chakra. Nas pessoas com pouco desenvolvimento espiritual, este centro é provavelmente o mais importante e o mais ativo, pois se relaciona com a vida emocional da pessoa. Ele é ativo numa pessoa com desejos intensos, e desempenha um importante papel na projeção da energia pessoal. Também se relaciona com os chakras do coração e da garganta. As principais ligações físicas com esse chakra ocorrem através das glândulas supra-renais e o pâncreas, bem como do fígado e do estômago. É através deste centro que a maior parte dos médiuns incorporados atuam. Do plexo solar (regido pelos Senhores de Sírius) partem 12 raios ou fios que se conectam às diversas partes do corpo; é por essa razão que o plexo solar também é chamado de "Estrela de 12 raios”. Cada um destes raios é governado por um signo zodiacal. O fio de Áries governa a porção simpática do Sistema Nervoso assentada na cabeça. Touro governa a região da garganta. Gêmeos, o centro das mãos; Câncer, o Sistema Nervoso simpático da parte situada entre o coração e o plexo solar; Leão rege o coração; Virgem, os intestinos delgado e grosso; Libra, os rins; Escorpião, os órgãos reprodutores; Sagitário, as coxas e a parte superior das pernas; Capricórnio, os joelhos; Aquário, a parte inferior das pernas e os tornozelos; Peixes, os pés.
Cores predominantes: tons de verde (vontade pessoal) e tons de amarelo (intelecto).



O CHAKRA CARDÍACO
ANAHATA

Este é o chakra do coração. Compõe-se de doze pétalas estreitamente relacionadas com as doze pétalas douradas centrais do chakra coronário e está localizado próximo ao coração, no centro do tórax, a meio caminho entre as omoplatas. Sua cor é de um amarelo dourado reluzente. Na pessoa normal, ele tem cerca de seis centímetros de diâmetro. "Ninho" do amor espiritual incondicional, o centro cardíaco registra a qualidade e poder do amor na vida do indivíduo. O amor emocional incondicional é a energia emocional do segundo chakra entrando em ressonância com o amor espiritual incondicional do quarto chakra. Está ligado às dimensões superiores da consciência e atua como um fator fundamental da transformação espiritual e do senso de existência da pessoa. Quando este chakra se abre, sua energia atua em consonância com os chakras mais elevados. Quando alguém transforma os desejos e paixões pessoais no amor e compaixão universais pelo próximo, o coração transforma-se no foco das energias que anteriormente estavam concentradas no plexo solar. Quando está bloqueado, a alienação e o descontentamento consigo próprio, resultantes de traumas emocionais profundos, encontram-se aqui. Essas emoções afetam o sistema imunológico adversamente, de forma que abrir o chakra do coração fortalece o sistema imunológico, liberando suas emoções retidas e ao mesmo tempo, produzindo um efeito benéfico sobre o timo, que se localiza próximo dele. Este chakra é o primeiro a se relacionar com os aspectos espirituais do nosso ser – os três primeiros tratam da sobrevivência física em algum aspecto. O chakra do coração representa o nível de consciência espiritual que a raça humana busca incansavelmente atingir. Nas práticas de meditação, é aconselhável a concentração no chakra cardíaco, com o objetivo de fortalecer sua ligação com o núcleo do chakra coronário. Esse processo promove o equilíbrio do indivíduo, pois este centro é o ponto de integração de todo o sistema de chakras. Existe uma relação entre o chakra do coração e a glândula timo, e através deste, com o sistema imunológico. Este centro também está relacionado com o funcionamento do coração. Uma cor límpida e um ritmo regular denotam uma condição saudável no coração e um corpo físico vigoroso.
Cores predominantes: dourado, branco, cor-de-rosa e verde.




O CHAKRA LARÍNGEO
VISUDDHA

É o chakra da garganta, ou centro laríngeo. Está localizado na base da garganta, à frente da base do pescoço, é de coloração azul-prateada (branca no sistema indiano) e possui dezesseis pétalas. Muito importante no que diz respeito às interligações entre os corpos mental e etérico, liga-se aos chakras coronário e frontal nos estados em que ocorre a expansão da consciência. Nas pessoas comuns tem cerca de seis centímetros de diâmetro; é maior no caso das pessoas que usam muito a voz. É mais brilhante e se move mais rápido nos cantores e nos oradores. Controla a criatividade, a comunicação, a audiência extrasensorial (audição física) e pode significar pureza. Pessoas que impedem sua capacidade criativa ou comunicativa possuem bloqueios nessa área. Este chakra afeta a tireóide e é, portanto, – com a glândula supra-renal e o fígado – vital para a produção de energia e para o metabolismo do corpo. Do ponto de vista clarividente, uma cor límpida e um ritmo regular no centro laríngeo etérico apontam uma tireóide saudável. No Tantrismo Budista, ele está associado à qualidade do espaço (akasha), o substrato do som e o meio de vibração. Indica a sensibilidade não apenas em relação à cor e à forma, como também ao som e ao ritmo, por isso, também é proeminente nos músicos e compositores, como em todas as pessoas envolvidas em qualquer tipo de trabalho criativo, Poder-se-ia dizer que o aspecto criativo do Eu é transmitido do chakra frontal, onde é formado, ao chakra laríngeo, onde é energizado. As ligações do chakra laríngeo com o corpo físico ocorrem através das glândulas tireóide e paratireóide, às quais fornece energia.
Cores predominantes: branco, prata e tons de azul.



O CHAKRA FRONTAL
AJNA

Este é o chamado terceiro olho. Compõe-se de noventa e seis pétalas e reflete a natureza da mente. Está localizado entre as sobrancelhas, relaciona-se com o centro coronário e afeta as glândulas pineal e pituitária. É considerado como uma porta para a eternidade. Em algumas escrituras tibetanas ele não é mencionado em separado, sendo considerado parte do "lótus de mil pétalas". Quando o Chakra Frontal etérico está bem desenvolvido e suas interligações com sua contraparte astral estão abertas e ativas, a clarividência superior é favorecida. Quando está fundamentalmente ligado ao centro laríngeo, existe a indicação do emprego ativo da imaginação criativa. É regido por Netuno. Em bom funcionamento, a um clarividente treinado apresenta-se nas cores púrpura e ouro, como uma hélice de luz em movimento. É a sede da intuição, clarividência, dons proféticos, cura, e da recepção de mensagens espirituais. É através desta glândula que ocorrem as canalizações superiores. Sua deficiência provoca irritabilidade excessiva.
Cores predominantes: tons de azul, púrpura, anil e branco.



O CHAKRA CORONÁRIO
SAHASRARA

É o chamado chakra da coroa. Está localizado aproximadamente a seis centímetros acima do alto da cabeça (em sua completa expansão, cobre todo o topo da cabeça), à semelhança de uma coroa. É considerado como o chakra mais elevado, pois sintoniza você com Deus ou com Tudo O Que é. É a "sede especial e mais elevada de Jiva, a alma", sendo, portanto diferenciado dos outros chakras situados ao longo da coluna vertebral. É um chakra extremamente importante, revelando tanto a qualidade espiritual quanto o estágio de evolução consciente do indivíduo. É usado para a cura telepática. É composto por 12 pétalas douradas centrais e um conjunto de 960 pétalas secundárias dispostas em volta das primeiras: por esse motivo, é chamado de "lótus de mil pétalas". Suas pétalas contêm todas as cores do arco-íris, com predominância da cor violeta. O fulgor desse chakra originou o halo dos santos e grandes Iniciados, que se vê nos quadros de alguns pintores, simbolizando a iluminação, a espiritualidade desperta. É representado como uma majestosa saliência no alto da cabeça do Senhor Buddha e pelo halo de luz dourada que circundam a cabeça de Cristo e dos santos. O tamanho, variação de cor, velocidade de rotação, ritmo, intensidade de brilho, textura e elasticidade, e desenvolvimento das interligações com os outros centros, indicam a qualidade e o caráter de toda a personalidade e ainda a força da sua ligação com o Eu mais profundo. O intenso reluzir desse chakra indica em geral a prática da meditação. No corpo físico, a ligação com esse centro ocorre principalmente através da glândula pineal, mas ele influencia todo o cérebro. Nos estágios de desenvolvimento, este chakra funciona como o órgão da síntese.
Cores predominantes: branco, violeta ou as cores presentes nos efeitos do arco-íris.




O 8º CHAKRA

Não há um nome específico para este chakra. Muitos sistemas não o incluem porque ele não está localizado no corpo, ainda que faça parte da aura. Está localizado a uma distância de 35 a 60 cm acima da cabeça. Trabalha conjuntamente com o terceiro olho e com outros chakras mais elevados para sintonizar você com o Ser Superior. É considerado o ponto de interseção entre a aura do corpo e a sua energia. Devido ao fato de muita energia fluir através do oitavo chakra, ele é um bom começo para a energia da cura. Também governa o conhecimento intuitivo, isto é, o pressentimento, a intuição advinda da consciência da alma, passa pelo oitavo chakra. Não há cor específica para este chakra.




AS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS

As glândulas endócrinas – projeções físicas de cada um dos sete chakras – são sustentadas pelos padrões de energia oriundos de cada um deles a que estão relacionadas.

Os chakras também revelam a ênfase fundamental do indivíduo – o foco do "Eu". Se uma pessoa se identifica basicamente com os sentimentos, os centros do coração e o do plexo solar serão mais ativos e proeminentes do que os outros. Um frontal muito brilhante indica um grau de integração pessoal; um coronário luminoso indica o desenvolvimento da consciência espiritual.

O fio da consciência que desperta está ligado ao núcleo do Chakra Coronário. Durante o sono esse fluxo de energia diminui, sendo reativado no momento do despertar. O fio da vida (Cordão de Sutratma), contudo, liga o Chakra Cardíaco ao coração físico, e essa ligação não se rompe durante a vida. Na ocasião da morte, o fio da consciência se retira do Chakra Coronário e o fio da vida se desliga do coração, sinalizando a desintegração de todos os outros chakras. As principais funções dos chakras etéricos são: absorver e distribuir o prana ou energia vital ao corpo etérico e, através deste, ao corpo físico; manter as ligações dinâmicas com os chakras correspondentes nos corpos emocional e mental.

O físico é afetado não apenas pela velocidade do fluxo da energia etérica, mas também pelo grau de harmonia no seu ritmo, e qualquer obstrução que possa deformar os padrões normais de energia resultam na perda de vitalidade e em doença.




Nenhum comentário:

Postar um comentário