terça-feira, 6 de setembro de 2011

Canais Sutis e Centros de Energia - Nadis




Canais Sutis e Centros de Energia
Nadis



OS NADIS

                Existem três canais sutis ou (Nadis) principais, chamados Sushumna, Ida e Pingala, estes canais se subdividem em outros (14) que por sua vez se divide em milhares e por todo o corpo criando uma rede energética. (Em um total de 72.000) esses canais relacionam com os Chakras. Os Nadis principais levam a força vital (prana) e esta conectada diretamente ao sistema nervoso parassimpático. Este grupo de canais pertence ao sistema Pranavaha e Manovaha, que são responsáveis pela qualidade psicológica e transporta a força vital aos sistemas parassimpático e simpático.



Sushumna Nadi

                Esta localizado dentro da espinha dorsal, plexo pélvico até o hemisfério do cérebro. Os sete chakras principais estão localizados na sua trajetória do (sushumna nadi), do alto da cabeça até a base da espinha. A esquerda deste canal está situado (ida nadi), que representa o princípio feminino e a energia lunar, a direita se encontra (pingala nadi) que representa o princípio masculino, e reflete a energia solar.




Ida Nadi

                Começa do lado esquerdo dos genitais, sentido fossa nasal esquerda. Por esta narina é que se começa os exercícios respiratórios de yoga (Pranayama), práticas de inalação que estimula Ida Nadi, que promove a criatividade, a claridade mental e a relação.
OBS: A respiração pela narina esquerda durante o dia aumenta a longevidade.


Pingala Nadi

                Inicia do lado direito dos genitais até a fossa nasal direita. Pingala estimula a parte prática e o racional do indivíduo a respiração pela fossa nasal direita promove o vigor e a vitalidade. A utilização na narina direita durante a noite promove o equilíbrio e o vigor.
OBS: quando se menciona a respiração por uma das narinas refere-se que uma delas quase sempre é mais ativa que a outra, isto você pode comprovar tampando uma das narinas com um dedo e respirando por uma outra.





Nenhum comentário:

Postar um comentário