segunda-feira, 30 de outubro de 2017

As Técnicas de Reiki Originais de Mikao Usui




As Técnicas de Reiki Originais de Mikao Usui


Durante os últimos anos, inúmeras descobertas fascinantes foram feitas no Japão sobre Reiki Usui. Essas descobertas têm validado o que muitos intuitivamente já pensavam ser a verdade sobre o Reiki. Ao mesmo tempo, nossa conexão com o Reiki foi deslocada de volta para o Japão, a qual ela pertence. Essas descobertas incluem: a localização da sepultura e memorial de Mikao Usui; uma compreensão mais clara da origem do Reiki Usui e até mesmo dos símbolos; os manuais que Mikao Usui e Hayashi entregavam a todos seus alunos; uma conexão com a Organização original do Reiki criada no Japão pelo Mikao Usui; e a dispersão dos vários mitos e falsas existentes no Reiki hoje.


O mais importante de todas essas descobertas é uma coleção de exercícios ensinados por Mikao Usui, os quais ele considerava imprescindível para a prática do Reiki. Não tínhamos conhecimento prévio desses exercícios no Ocidente e foi somente durante esse último ano que a informação chegou aos EUA e Brasil.


Essas novas descobertas pintam uma tela refrescante do Reiki que está ajudando a curar muitas das dificuldades que tem sido criadas para o Reiki no Ocidente. Reiki é realmente uma técnica muito simples que é baseada mais no Amor e no ato de seguir a própria intuição do que em regras rígidas e cheias de tabus. Como um exemplo, no Ocidente, fomos ensinados que sempre devemos cobrar dinheiro ou receber algo em troca por um tratamento ou pelo ensino do Reiki. Porém, agora sabemos que isso nunca fez parte da forma que Mikao Usui praticava o Reiki. Qualquer pessoa tem o direito de cobrar aquilo que quiser ou poderá praticar, tratar ou ensinar até gratuitamente, se assim for orientada. Esse requisito de ter que cobrar sempre foi algo acrescido ao Reiki após a sua chegada ao Ocidente. Uma outra idéia que foi acrescentado ao Reiki é aquela que ensina que nunca devemos enviar ou aplicar Reiki em pessoa que está passando por uma cirurgia ou que está sob efeitos de anestesia. Alguns mestres ensinam que ao fazer isso, o paciente em questão poderia acordar, ou pior, entrar em coma. Isso não é a verdade. O Reiki é guiado pelo Poder Superior e jamais poderá causar danos. Eu e muitos outros praticantes de Reiki temos aplicado Reiki durante cirurgias sem que acontecesse qualquer efeito negativo. Muito pelo contrário, todas as cirurgias correram com tranqüilidade, recebendo uma cura rápida, com pouco desconforto pós-operatória seguida de uma recuperação veloz. Julie Motz, uma mestre de Reiki e autora do livro “Hands of Life” aplica Reiki regularmente em pacientes em salas de cirurgia com apenas resultados positivos. Existem muitos outros mitos a respeito do Reiki.


Eu tenho praticado e ensinado esses exercícios e descobri que eles acrescentam grande valor a prática Reiki. Além de aumentar a força do fluxo do Reiki eles também trazem a energia do mestre Mikao Usui mais diretamente para a nossa presença.


Mikao Usui tinha uma apostila de Reiki que ele entregava a todos seus alunos. Nessa apostila existiam os exercícios e técnicas que ele incluía em seu treinamento de Reiki. Além disso, cada presidente da Organização Usui Reiki Ryoho Gakkai tinha um manual, o qual também entregava aos seus alunos. A informação contida nesta seção teve sua origem nesses manuais. Esses exercícios eram ensinados pelo Mikao Usui que os considerava ser uma parte muito necessária do Reiki Usui.


Mikao Usui praticava Reiki de uma maneira bem menos estruturada do que nós aqui no Ocidente. Ele dependia mais da sua intuição e sensibilidade interna para fazer seus tratamentos. Ele não utilizava o conjunto padrão de posições das mãos como ensinado pela Srª.Takata. Com base em suas experiências, ele desenvolveu posições das mãos para doenças e condições específicas. Essas posições são semelhantes daquelas encontradas no Manual de Cura de Hayashi.


O tratamento padrão da Takata tem seu valor no sentido de que ele aumenta a vitalidade e transmita Reiki para a pessoa por inteiro, assim criando o equilíbrio. As posições das mãos para doenças e condições específicas no Manual de Cura de Hayashi também são úteis quando lidando com um cliente com uma condição específica. Os métodos intuitivos descritos nas técnicas de escaneamento de Reijo-ho e Byosen de Mikao Usui são úteis porque permitem o praticante ir imediatamente para as áreas mais necessitadas. Os métodos também podem aumentar o conhecimento do cliente sobre as áreas em que ele se encontra desequilibrado.


Uma maneira de combinar esses vários métodos é de começar com o escaneamento Byosen, seguida por um tratamento padrão completo, e se o cliente estiver com uma condição específica mencionada no Manual de cura de Hayashi, você pode terminar com a colocação das mãos ali referida. Você também poderá substituir os três pilares do Reiki listados abaixo pelo escaneamento Byosen. Pode ser que outras pessoas encontrem uma outra combinação mais útil. Conforme você pratica os métodos contidos aqui e se familiariza com eles, melhor você poderá desenvolver seu próprio estilo, baseado nas técnicas que funcionam melhor para você.


#UsuiShikiRyoho

Nenhum comentário:

Postar um comentário