EXCELÊNCIA
A palavra Excelência é oriunda do Latim (excellentia) significa
superioridade de qualidade; especialidade; primazia. Ainda puxando para o
grego, embora, como já citado sua origem esteja no Latim, seu prefixo “ex”
significa Movimento para fora; posição exterior.
Etimologia a parte, a palavra nos remete a idéia de que excelência
é algo que deve ser feito para os outros. No entanto, achamos que somos
excelentes quando nos sentimos bem, estamos bem, sem que o exterior ou outrem
também se sintam.
Ao servir temos que ter em mente que a excelência, não está em
nossos números, mas na satisfação. Ao contrário dos produtos que a excelência é
comprovada mediante seu gosto e ou funcionamento, o serviço tem a excelência no
ser humano que realiza o atendimento e a entrega do serviço.
Diante disso será excelente aquele que conseguir externar a
primazia em todas as suas ações. Excelente é ser empático acima de tudo, e
ético antes de qualquer coisa. É executar para os outros e ter o reconhecimento
como conseqüência.
A Excelência é efêmera, inconstante e relativa. Aos olhos de um
ela existirá e de outros ela nunca existiu. Mesmo que se cumpra um único
procedimento a várias pessoas e que este seja fiel a sua descrição normativa,
qualquer atividade praticada pede a presença da empatia, se a ação não for
executada para fora, para o outro, a Excelência jamais será percebida.
Ainda brincando com a etimologia, se fizermos uma sinonímia
abstrata, com palavras iniciadas com “ex”, veremos qual rápida e “para fora” é
a Excelência:
ü Ex-esposa/marido: Falta de
Excelência,
ü Extraordinário: Excesso de
Excelência;
ü Extra: novidade, itens a mais;
ü Expectativa: o que se espera
(esperamos sempre ser atendidos com Excelência);
ü Espetacular (ES=EX – mesmo som):
aquilo que nos surpreende que seja Excelente;
ü Expresso: rapidez, diretamente,
sem interrupções, imediatamente (Tudo que se espera de um serviço Excelente);
ü Expressão: forma comunicativa,
verbal, corporal ou oral (não há Excelência sem uma ótima comunicação).
Acredito no poder das palavras, nos seus sons e significados,
podemos usar as palavras para nos expressar de forma assertiva e enérgica e com
isso gerar sentimentos que se tornarão ações Excelentes. Empatia é a troca
sensível de intenções, qual vem sendo suas intenções com seus clientes?
Apenas observar clientes como lucratividade e produtividade, já
faz algum tempo, deixou de ser Excelente. Clientes são relacionamentos.
Praticar Excelência, é literalmente vê-los pelo lado de fora, ou seja, você
pelo lado de fora de sua empresa segurando a porta para eles não saírem de
dentro de sua loja.
Mas o que os manterá no lado de dentro será a Excelência de seu
atendimento. Os relacionamentos gerados, mimos, atenção, um sorriso fácil e
verdadeiro, a satisfação de suas necessidades e a superação de suas
expectativas.
Isto já foi lido, escrito e dito por várias pessoas, em vários
livros, filmes, etc., somos “Experts” em saber dessa “tão velha novidade”. Mas
como diz na Bíblia, “Fé sem ação, é tão insuficiente como a ação sem fé – Tiago
2,26”. Assim se comporta o saber, o nosso cognitivo, saber sem executar não nos
torna sabedores.
A Excelência está além dos programas de qualidade. Os mesmo apenas
norteiam as atitudes, são normas e especificações. Somente a prática, a
utilização destas normas, ou seja, colocá-las para fora do papel, do
planejamento e usá-las na execução será capaz de nos fazer ser excelentes.
Entender que a Excelência está nas pessoas, nas suas atitudes em
suas práticas diárias e não na marca, nos conceitos e ou nas normas, fará com
que seus serviços, seus relacionamentos, seu trabalho se tornem de fato
Excelentes.
Não há ambiente que seja Excelente se as pessoas que o compõem não
as são. Portanto, a Excelência está no seu poder de fazer seu cliente sorrir
verdadeiramente sempre.
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