DISCIPLINA
Disciplina tem a mesma etimologia da
palavra "discípulo", que significa "aquele que segue".
Também é um dos nomes que se pode dar a qualquer área de conhecimento estudada
e ministrada em um ambiente escolar ou acadêmico. Geralmente diz respeito a uma
Ciência ou Técnica, ou subderivados destas. Aqueles que seguem uma disciplina
podem assim ser chamados de discípulos.
No geral, castigo que produz
obediência. No entanto, este conceito é muito limitado. A palavra
"disciplina" deriva-se de "discípulo" e tanto uma quanto
outra palavra, ambas tem origem do termo latino para pupilo que, por sua vez,
significa instruir, educar, treinar, dando idéia de modelagem total de caráter.
Assim, a palavra disciplina, além de significar, em sentido acadêmico, matéria,
aula, cadeira ou cátedra, também é utilizada para indicar,
em educação, a disposição dos alunos em seguir os ensinamentos e as regras de
comportamento.
A psicologia, a sociologia e
outras ciências sociais tentam explicar o fenômeno do aumento da indisciplina
tanto nos meios académicos quanto na sociedade.
No campo militar, por exemplo,
a disciplina é considerada uma qualidade a ser perseguida pelos soldados, com o
objetivo de torná-los aptos a não se desviarem de uma conduta padrão, desejável
para o bem comum da tropa, mesmo em situações de pressão extrema.
Disciplina na escola
Uma das mais comuns definições
de indisciplina é quando o aluno impede que a escola cumpra com seus objetivos.
Mas para que essa indisciplina aconteça ela tem origem em três aspectos: a
escola, o professor e o aluno.
· A escola; quando a escola não oferece
a perspectiva de construir junto às regras de um convívio, de interação, pois a
escola precisa de regras e normas que orientem seu funcionamento e de
convivência entre os diferentes elementos que nela atuam. Nesse sentido, as
normas passam a ser compreendidas como condição necessária ao convívio social;
· O professor; quando ele não constrói uma
aula significativa; quando não critica que o aluno que “quebra” conceitos que
foram estabelecidos sobre os limites. Um dos fatores que mais estimula a
indisciplina, ou a falta de consideração dos alunos ao professor é a falta de
coerência entre o que o professor diz e o que ele faz, entre os valores que ele
tenta transmitir aos alunos e os que ele mesmo vive. Ou seja, os valores e
atitudes cultivados numa escola precisam ser incorporados por toda a equipe de
profissionais; a incoerência entre a vivência desses valores pelos professores,
pode transmitir aos alunos uma visão distorcida dos valores que a instituição
cultiva.
· O aluno; quando procura capturar a
atenção do professor; certas posturas que a escola tem, desde que estes valores
sejam cultivados. Muitas crianças têm uma criação familiar totalmente autoritária,
estão acostumadas a serem surradas e a receberem severos castigos. Por esta
razão não conseguem viver em ambiente democrático. Mas também há, muitos pais
que acabam dando liberdade excessiva a seus filhos, criando-os indisciplinados,
cheios de dengos, que não conseguem conviver com obrigações rotineiras e
sentem-se frustrados quando não são os centros das atenções.
Ou seja, as crianças precisam
sim aderir as regras (que implicam valores e formas de conduta) e estas somente
podem vir de seus educadores, pais ou professores. Os limites implicados por
estas regras não devem ser apenas interpretados no seu sentido negativo: o que
não pode ser feito ou ultrapassado. Devem também ser entendidos no seu sentido
positivo: o limite situa, dá consciência de posição ocupada dentro de algum
espaço social – a família, a escola, a sociedade como um todo.
Então é mais fácil para os
alunos seguir regras que eles ajudam a criar, chegando à disciplina.
Para definir regras, de forma democrática. A classe toda discute, sob a
condição de que todos aceitem o que a maioria decidir.
Com a negociação de objetivos
e regras com os alunos, estes vão aos poucos aprendendo a ter disciplina, pois
a disciplina é de modo geral um trabalho de todos em sala de aula. Constrói-se
a melhor forma de acordo com a necessidade.
Cada atividade em sala de aula
têm uma disciplina adequada a seu desenvolvimento.
A qualidade de uma instituição
escolar depende em grande parte do modo pelo qual ela enfoca o processo de
condução das atividades que se desenvolvem nas classes, ou seja, não é somente
na escola onde se realiza o processo de ensino-aprendizagem, como também o
lugar que traz sempre o momento oportuno para se desenvolver e promover os
valores humanos nos alunos. Essa qualidade depende sobre tudo da capacidade dos
professores estimularem o esforço dos alunos.
Ao momento em que a criança
aprende a administrar sozinha suas tarefas e, se necessário pede a ajuda ao
professor melhorar suas notas. Ela está na conquista de sua autonomia, um
aprendizado complexo e longo pelo qual as crianças desenvolvem a disciplina
para dar conta de suas tarefas, assim as crianças aprendem desde cedo a se
organizar para chegar à autodisciplina.
A disciplina é um hábito
interno que facilita cada pessoa o cumprimento de suas obrigações, é um
autodomínio, é a capacidade de utilizar a liberdade pessoal, isto é, a
possibilidade de atuar livremente superando os condicionamentos internos e
externos que se apresentam na vida cotidiana.
Os diversos conceitos de
indisciplina e disciplina estão ligados a vários meios: social, moral,
intelectual entre outros. O consenso entre diversos grupos poderá ser a melhor
saída, e é importante lembrarmos da fala de Paulo Freire: "Ninguém se
disciplina sozinho. Os homens se disciplinam em comunhão, mediados pela
realidade". Desse modo a disciplina não deve ser imposta e nem tão pouco
os educadores e a família estão alheios a esta função, todos devem participar
da formação dos novos cidadãos de nossa sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário